ANFÍBIOS - Classificação.

Os anfíbios são divididos em três ordens: Gymnophiona, Urodela e Anura.

Os Gymnophiona ou Apoda são representados por cerca de 160 espécies, popularmente chamadas de cobras-cegas ou cecílias. São animais ápodes, ou seja, não possuem membros locomotores e o corpo é cilíndrico e alongado. A maioria das espécies é terrestre e vive enterrada no solo. Os olhos são vestigiais (ou seja, são atrofiados), mas existem tentáculos sensoriais que auxiliam na percepção do ambiente. Os machos possuem um órgão copulador chamado falodeu, que permite a fecundação interna.

Os Urodela, também chamados de Caudata, são representados por cerca de 400 espécies de salamandras. O corpo destes animais é alongado e a cauda é bem desenvolvida. São mais abundantes em regiões de climas frios. Os machos não possuem órgão copulador e a fecundação pode ser externa ou interna. Na fecundação interna, a fêmea captura a massa de espermatozóides liberada pelo macho e a deposita no interior da sua cloaca. Muitas espécies de salamandras não possuem pulmões e apresentam apenas respiração cutânea.

Os Anura são representados por cerca de 4.500 espécies, que incluem os sapos, as rãs e as pererecas. A fauna brasileira é muito rica em anuros, contando com cerca de 600 espécies já descritas. Os anuros não possuem cauda e seus membros posteriores são adaptados para o salto. A fecundação pode ser interna ou externa - e o desenvolvimento é indireto.



Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Sub-reino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Amphibia

10 comentários:

  1. Eu to fazendo uma pesquisa e achei esse otimo site mas ele nao tem como copiar e colar no world vcs deveriam entao : (

    ResponderExcluir
  2. estou estudando para uma prova do colegio militar e este site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. gostei do site e tem como copiar e colar!!!!-*-*-*-*-*-*-*-**-*-*-*-

    ResponderExcluir
  4. Estou estudando para um seminário e este site me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  5. Estou estudando para um seminário e este site me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  6. Estou estudando para um seminário e este site me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  7. Eu to fazendo uma atividade avaliativa e esse site mim ajudou bastante obrigado!!

    ResponderExcluir
  8. Eu to fazendo uma atividade avaliativa e esse site mim ajudou bastante obrigado!!

    ResponderExcluir
  9. nossa,fiquei com medo ahhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir